domingo, 6 de setembro de 2015

HÁ 43 ANOS ATRÁS




Há exatos 43 anos atrás, dia 02 de Setembro de 1.972, estes dois jovens uniam-se em casamento, sem terem noção de que estavam dando a partida em um grande e complicado objeto voador, passível de cair diante da mais leve imperícia. Só que nós não tínhamos a mínima idéia de como dirigi-lo e conseqüentemente, de como aterrizá-lo em caso de necessidade.

Pois apesar de todos os vaticínios de que esta relação não iria durar, já que éramos praticamente duas crianças, passados 43 anos continuamos voando e mesmo diante das inevitáveis turbulências, aprendemos em pleno vôo a dominar esta máquina assustadora que é o casamento. Inclusive hoje, servimos de exemplo e somos instados a dar conselhos para muitos outros casais que se encontram em momentos dificuldades em seus relacionamentos afetivos.

E para coroar esta união, geramos três filhos maravilhosos, criados sob a égide de um valor que para nós sempre foi inestimável que é justamente o do conhecimento. Ao contrário de muitos pais, nós nunca ensinamos nossos filhos a colocarem suas vidas a serviço da busca de bens materiais. Assim como fazíamos com todos os que nos cercam, nós sempre os ensinamos que o conhecimento é a maior riqueza que qualquer pessoa pode amealhar em sua transitória passagem pela vida.

Para nosso orgulho, hoje os três já alçaram seus próprios vôos, seguem suas trajetórias iluminando caminhos e mentes, sempre distribuindo sementes de solidariedade pelo mundo afora.

Bem, aquele burburinho do som das crianças, dos adolescentes e dos estudantes hoje silenciou e na velha casa da família, ficamos só nós dois, acompanhados pelo nosso cão Floquinho e dois gatos dos vizinhos que nos visitam regularmente. Mas a sensação que temos é exatamente a daquela paz de espírito que invade qualquer pessoa diante da certeza da missão cumprida.

Um abraço a todos os que nos acompanharam nesta revoada, ainda que por alguns momentos, e queremos dizer que pretendemos continuar voando por muitos anos ainda, pois nosso entusiasmo pelo conhecimento de novas idéias, coisas e caminhos, continua aceso em nossas mentes, eternos aprendizes que somos.

Jorge André Irion Jobim e Clarinha Jobim

Nenhum comentário:

Postar um comentário